As aulas acontecem nos fins de semana ou de segunda a sexta, conforme sua disponibilidade.
A primeira aula já mescla prática com teoria pois vamos falar sobre o funcionamento do parapente, detalhes sobre a mecânica do voo e do vento e principalmente sobre a evolução e funcionamento das aulas.
As primeira aulas são realizadas em um terreno plano para assimilar os movimentos necessários para inflagem e posicionamento correto do equipamento.
Conforme a evolução do aluno, partimos para pequenos voos no morrinho de treinamento com aproximadamente 20 metros, onde você já tira os pés do chão e sente uma sensação inigualável.
A duração do curso depende das condições climáticas e disponibilidade do aluno. Caso o aluno possa dedicar-se somente nos fins de semana, são necessário em média 4 meses. Este período é gradualmente reduzido para alunos que possam dedicar-se ao treinamento em tempo integral.
Lembrando que esse é o tempo necessário para realizar o primeiro voo de montanha, depois partimos para uma nova fase que é o treinamento em voos de diferentes locais e apropriados para a prática do voo livre.
Durante o treinamento no morrinho e os primeiros voos de montanha, a escola fornece todo equipamento necessário.